blog

Projetos em andamento:

1) DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS VOLTADAS PARA PESSOAS CEGAS OU COM VISÃO SUBNORMAL (PROVER):

"Reglete Positiva" - um dos trabalhos em desenvolvimento pela empresa é focado na facilitação do ensino e aprendizado do sistema braille através do desenvolvimento de um novo modelo de reglete. A reglete comum é um instrumento muito utilizado para escrita do braille em função de seu baixo custo e alta portabilidade. Nos modelos de reglete atualmente encontrados no mercado nacional a escrita é feita em baixo relevo e por isso o código tem que ser escrito no sentido inverso começando da direita para esquerda. Por isso é necessário atualmente que se tenha um trabalho dobrado durante a alfabetização em braille, pois a pessoa é obrigada a aprender dois alfabetos, o da escrita e o da leitura. O conceito desse novo modelo que estamos desenvolvendo se baseia na escrita no mesmo sentido da leitura e sem qualquer inversão, porque os pontos são realizados durante a escrita em alto relevo. Para este projeto contamos com o fomento da FAPESP- Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, por meio do Programa PIPE (Processo n. 09/52626-5) e com a parceria do Instituto "Padre Chico" e do SENAI- Unidades de Itu e Rio Claro.

Projetos concluídos e trabalhos publicados:

- Lousa Magnética Communicare
- Pré-braille Alpha
- Alfabeto Braille magnético
- Projeto CECEMCA colocar sigla
- Aperfeiçoamento das regletes atuais: subsídio para a efetiva inclusão social dos deficientes visuais
- A Terra em que vivemos: uma proposta para formação de professores do ensino fundamental ciclos I e II, na área de ciências com a inserção do tema inclusão social.

Se você criou, desenvolve ou tem um projeto na área de atuação da TECE, compactua com nossos princípios e gostaria de ser nosso parceiro mande sua mensagem!

parceria@tece.com.br

Participe: Aqui você poderá ajudar na inclusão social das pessoas com deficiência, bem como auxiliar na evolução dos conhecimentos científicos sobre educação, tecnologia assistiva, deficiência e inclusão. Para isso disponibilize um pouco do seu tempo para responder as nossas pesquisas!

 

voltar ao topo | voltar à página inicial